06 fevereiro

PENAFIEL | ABRAGÃO GANHA MAIS UM BALOIÇO PARA DESFRUTAR DA NATUREZA E COM UMA VISTA ÚNICA SOBRE O TERRITÓRIO

Escrito por 
O Baloiço do Picoto é uma iniciativa do grupo “Rodativa btt” e pretende proporcionar momentos de lazer num cenário deslumbrante sobre a natureza, Abragão e o Rio Tâmega. Vila penafidelense tem agora 2 baloiços, o baloiço da Ponte do Canal e o baloiço do Picoto. A vila de Abragão, no Concelho de Penafiel, ganhou mais um baloiço de referência para quem gosta da natureza, viajar, fotografar ou tirar selfies, e claro, descobrir novos territórios e novas paisagens. 
O Baloiço do Picoto fica situado, como o nome indica, no alto do Picoto, um local tranquilo e no ponto mais alto da Vila de Abragão, a cerca de 540 metros de altitude. 
 
O baloiço, que fará certamente parte da lista dos baloiços de Portugal, é uma oportunidade única para “voar” e desfrutar a natureza com um cenário deslumbrante sobre a Vila de Abragão, zonas envolventes, e o rio Tâmega. 
 
Abragão é uma vila do Concelho de Penafiel, que fica situada a 12km da cidade. O Centro de Interpretação do Românico, um dos mais modernos centros interpretativos do país, está situado em Abragão. Caracterizada pela sua natureza singular, Abragão proporciona momentos únicos de lazer, e fantásticos trilhos rurais para os aficionados do btt, trail e caminhadas, como é o caso do novo Baloiço do Picoto. Somos banhados pelo Rio Tâmega que convida a quem nos visita um passeio pelas nossas encostas até descobrir o Baloiço da Ponto do Canal. Para os amantes do bom garfo não faltarão oportunidades para conhecer a nossa tradicional gastronomia que tanto caracteriza o bem receber dos abragonenses.
 
O baloiço do Picoto nasceu da iniciativa de um grupo de amigos de Abragão, aficionados pelo btt e pela natureza, chamado “Rodativa btt” e do qual o abragonense Tiago Azevedo é o grande impulsionador. 
 
O grupo “Rodativa btt”, criado em 2016, é constituído por 8 elementos, e tem como principal objetivo promover a prática desportiva, a natureza e as paisagens do território. Este grupo de amigos pretende criar melhores condições para os amantes do btt, trail e caminhadas na natureza e, simultaneamente promover o que de melhor a Vila de Abragão tem para oferecer aos visitantes. 
 
São 5 anos de inúmeras iniciativas com várias provas desportivas, passeios, e muitos momentos de lazer e convívio em plena natureza, em zonas emblemáticas de Portugal, com a ajuda de amigos, patrocinadores, junta de freguesia de Abragão e Câmara Municipal de Penafiel. 
O baloiço do Picoto está sensivelmente a 10 minutos do centro de Penafiel e a 15 minutos do centro do Marco de Canaveses.
 
Esta nova atração está à sua espera para o embalar num momento inesquecível de pura descontracção, paz e harmonia com a natureza e o território. 
 
Visite o Baloiço do Picoto, visite Abragão. 
Como chegar:
De Cidade de Penafiel para Baloiço do Picoto (Abragão) 
- Da cidade de Penafiel siga as indicações para Abragão
- Siga pela N320. Ao entrar em Vila Cova (freguesia Luzim e Vila Cova) vire à sua esquerda para estrada em betuminoso em direcção a Buriz – Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses).
- Depois de 3 minutos encoste à direita, e estacione, num largo em terra.
- Inicie caminhada (500m) à descoberta do Baloiço do Picoto 
Fique com as Coordenadas do Baloiço do Picoto: 41.179186,-8.227137
¹ Dados Strava.com