30 novembro

PENAFIEL | PANDEMIAS: UM DEBATE EM DIRETO

Escrito por 
Município e Jornal Público realizam conferência on-line sobre as pandemias ao longo da história. O jornal Público e a Câmara Municipal de Penafiel organizam na próxima sexta-feira, 27 de novembro, o debate "Portugal e as Pandemias", um encontro que será transmitido em directo a partir do Museu de Penafiel a partir das 18h30. Durante cerca de hora e meia, um painel eclético olhará para aquilo que podemos aprender com a História sobre o combate a vírus como o SARS-CoV-2.
Um exercício que irá para além da actual pandemia e da covid-19, mas que não fugirá à actualidade. Uma conversa sobre passado, com os olhos postos no presente e no futuro.
Participarão Joel Cleto, historiador e autor do programa "Caminhos da História", Pedro Simas, virologista e investigador do Instituto de Medicina Molecular, Almiro Mateus, director clínico do ACES Tâmega II — Vale do Sousa Sul, e David Pontes, director-adjunto do PÚBLICO e autor da tese de mestrado "O cerco da peste no Porto — Cidade, imprensa e saúde pública na crise sanitária de 1899". Caberá ao presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, abrir o debate.
O directo será transmitido nos sites do PÚBLICO e da Autarquia e nas redes sociais (Facebook e YouTube) das duas entidades.
O que podemos aprender com a História para combater o(s)  e “conviver” com os vírus? 
Esta e outras questões pertinentes que vão ser esclarecidas no debate “Portugal e as Pandemias”, a decorrer em Penafiel, no próximo dia 27 de novembro. Uma conversa entre especialistas de renome que vai poder acompanhar on-line através das redes sociais e sites do Município de Penafiel e do jornal Público. 
Em plena pandemia, num tempo em que, apesar da distância social, estamos mais unidos do que nunca contra um inimigo comum, a Câmara Municipal de Penafiel juntou-se ao jornal Público na organização e promoção da iniciativa "Portugal e as Pandemias" – um debate entre especialistas, onde se pretende olhar para o passado a fim de perceber o presente e o futuro da situação pandémica atual.  
A iniciativa, que se vai realizar no Museu Municipal de Penafiel, tem data marcada para a próxima sexta-feira, 27 de novembro, a partir das 18h30, vai ser transmitido on-line através dos sites e redes sociais (Facebook e YouTube) das duas entidades promotoras.