All for Joomla All for Webmasters

Rota do Românico

No presente ano letivo de 2019-2020, a Rota do Românico lança a primeira edição do Concurso Escolar “Tradições Populares na Rota do Românico”. O Concurso tem como público-alvo a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário (público e privado), do território abrangido atualmente pela Rota do Românico, constituído por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
No próximo Dia da Europa, 9 de maio, a partir das 14h30, o Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, acolhe a conferência “Europa e Direitos Humanos”. Este evento assinalará o encerramento da exposição “Direitos Humanos para Todos e em Toda a Parte”, patente no CIR desde 8 de março, no âmbito das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

A Rota do Românico vai promover uma visita guiada ao Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, na noite de segunda-feira de Carnaval, 4 de março, às 21h30. 

A Rota do Românico alcançou, em 2017, o recorde de visitas de grupos organizados desde a sua apresentação pública, em 2008.
Nos 204 grupos registados, que traduzem um aumento de 20% face ao ano anterior, participaram cerca de 9.000 visitantes, provenientes sobretudo (80%) de Portugal. Os restantes partiram de França, Brasil, Alemanha, Japão e Espanha, país que se destacou pelo aumento de 30%. 

A Igreja de São Martinho de Soalhães, Marco de Canaveses, está a ser objeto, desde o último trimestre de 2017, de um vasto conjunto de trabalhos de conservação e restauro, que se prolongarão até ao próximo mês de agosto. Estes trabalhos incidem sobretudo no valioso património integrado barroco (azulejos, esculturas e talhas) daquele Monumento Nacional, um dos 58 imóveis abrangidos pela Rota do Românico.
O Mosteiro de São Martinho de Mancelos, em Amarante, prepara-se para receber obras de conservação e salvaguarda a partir desta semana. A assinatura do auto de consignação da empreitada está agendada para o dia 25 de outubro, quarta-feira, pelas 15 horas, naquele monumento.