All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Comunicação da Câmara de Felgueiras

A Câmara Municipal de Felgueiras recebeu a autorização do Tribunal de Contas para a execução das obras de requalificação da Área Envolvente à Igreja Matriz de Margaride e ao Norte da Praça da República.  A empreitada, inserida no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), é uma das principais, obras que estão previstas para serem executadas durante o atual mandato e resultará de um investimento superior a 2 milhões de euros.
Realizaram-se em Felgueiras, nos dias 14 e 15 de janeiro, duas sessões de capacitação, no âmbito da atividade “Experimenta Ciências”, dirigidas aos docentes do 1º ciclo do ensino básico responsáveis pelas turmas de 3º e 4º anos de escolaridade. As sessões decorreram no laboratório da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, Felgueiras, e integraram um total de 50 participantes.
Os Serviços da Câmara Municipal de Felgueiras - Atendimento Geral, Espaço do Cidadão e Tesouraria - estão abertos à hora de almoço, desde o dia 02 de janeiro de 2019, funcionando em horário contínuo entre as 9h00 e as 16h00.
Vai realizar-se no primeiro domingo de janeiro, dia 6, pelas 15h00, no Mercado Municipal de Felgueiras, o tradicional Encontro de Cantadores de Reis. A iniciativa é promovida pela autarquia. Vão participar neste evento cultural todos os ranchos folclóricos do concelho e os agentes culturais com candidatura aprovada no âmbito do apoio municipal ao associativismo cultural, dando-se, assim, oportunidade aos intervenientes para mostrarem as diferentes caraterísticas etnográficas da terra, conforme as suas pesquisas, tanto a nível dos cantares, dos usos e costumes, como também dos seus trajes tradicionais.
Os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de Piscina Curta – UNICEF decorreram de 21 a 23 de dezembro na Piscina Municipal de Felgueiras, de onde saíram 32 novos recordes nacionais, 12 dos quais absolutos.
Segundo o Presidente da FPN – António Silva “ Foi uma grande promoção da natação: 32 recordes nacionais num dos melhores campeonatos de sempre em termos organizativos e desportivos.”
O FOCA – Clube de Natação de Felgueiras garantiu, no passado fim de semana, em Stº António dos Cavaleiros, a presença entre a elite nacional masculina, na modalidade de Natação Pura. A equipa de Felgueiras classificou-se em 3º lugar no Campeonato Nacional de Clubes da 2ª Divisão, garantindo, assim, a subida à 1ª Divisão Nacional. 
A Casa das Artes de Felgueiras acolhe, na tarde do último domingo do ano, dia 30, pelas 17h00, o Concerto de Fim de Ano pela Orquestra do Norte, sob direção de Fernando Marinho, que proporcionará as melhores obras musicais de Strauss, valsas e polkas, como, por exemplo, “Morcego”, “O Barão Cigano”, “Imperador”, “Vozes da Primavera”, “No Belo Danúbio Azul”, “Egípcia”, “Tritsch-Tratsch”, “Pizzicato” e “Tik-Tak”.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) está a dinamizar um programa de capacitação para dirigentes desportivos associativos da região. Designado de DIRIGESPORT, o programa é composto por seis ações de capacitação temáticas, que decorrem até dezembro, ministradas por personalidades da área e com experiência no contexto desportivo. Felgueiras acolherá a quinta sessão, a 29 de novembro, entre as 20h00 e as 23h00, na Biblioteca Municipal de Felgueiras.
O executivo municipal, recebeu dia 21 de novembro, no Salão nobre dos Paços do concelho, o Embaixador da República da Polónia em Portugal. A visita do Embaixador da Polónia pretendeu iniciar as relações institucionais com o Município de Felgueiras, uma vez que Felgueiras tem um programa ambicioso de cooperação internacional e houve o objetivo de estabelecer uma colaboração mais estreita essencialmente no âmbito da cooperação cultural e da educação.
A autarquia felgueirense para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, convida a população a colocar na escadaria dos Paços do Concelho, no dia 23 de novembro, pelas 11h00, “um par de sapatos pela eliminação das vítimas de violência doméstica”. Os pares de sapatos que serão colocados na escadaria, após o evento, serão recolhidos e doados a famílias carenciadas do concelho.  A iniciativa, está inserida num conjunto de ações levadas a cabo pelo município, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade.