Gabinete de Comunicação da Câmara de Felgueiras

Felgueiras está a promover uma ação de formação denominada "Desporto Sobre Rodas". A iniciativa, organizada entre a Salta Fronteiras Associação e a PCAND, decorrerá no dia 14 de novembro (entre as 09h e as 13h) no Pavilhão Gimnodesportivo de Regilde em Felgueiras.  O Projeto Desporto Sobre Rodas visa divulgar e implementar as modalidades de Slalom em Cadeira de Rodas e Tricicleta, promover a inclusão social e a participação desportiva de pessoas com paralisia cerebral, ou com outras deficiências motoras.
Garantir uma habitação condigna é uma das grandes preocupações do município, dado o número de pessoas e agregados financeiramente carenciados, a viver em habitações sem condições.  A Nova Gerarão de Políticas de Habitação foi desenvolvida com o objetivo de ultrapassar situações de carência e vulnerabilidade no acesso à habitação,
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Câmara Municipal de Felgueiras está a promover um conjunto de Workshops sobre várias temáticas relacionadas com a alimentação e que decorrem de 14 a 18 de outubro, nas cinco escolas sede dos agrupamentos de escolas da rede pública do concelho.
Felgueiras promove dia 14 de setembro, pelas 14h30 na Casa das Artes de Felgueiras o evento Young Leaders Summit,, e destina-se sobretudo a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos.  Com esta iniciativa pretende-se fomentar a cooperação dos jovens de hoje, preparando-os para papéis de liderança no futuro. 
A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover um ciclo de conversas sobre Arqueologia e Património, que decorrem nos meses de setembro, outubro e novembro, no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, às 15h30. As conversas subordinadas ao tema “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega” serão orientadas pelo arqueólogo Marcelo Mendes Pinto do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Felgueiras. 
Felgueiras acolhe, durante os próximos dias 6 e 7 julho, os Campeonatos Nacionais de Jovens 2019, nas variantes de Rápidas (Individual e Equipas) e Semirrápidas (Equipas), numa realização conjunta da Câmara Municipal de Felgueiras e da Federação Portuguesa de Xadrez. As provas decorrerão no Pavilhão da Escola Secundária de Felgueiras, das 10h às 19h, com entrada livre.
Realizou-se, no Café Concerto da Casa das Artes, um seminário dedicado à sustentabilidade da restauração, com a participação da Quercus, da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa e do movimento Refood. Os empresários dos setores do turismo e agroalimentar e os alunos de restauração e gestão, preencheram o auditório.  Entre os objetivos do projeto Sabores IN, a decorrer desde 10 de maio e até 09 de junho, salientam-se alguns que são basilares para o desenvolvimento sustentável: aumentar o conhecimento sobre a oferta ecogastronómica; afirmar, entre outras boas práticas sustentáveis,
Felgueiras será palco da partida do maior evento moto turístico da Europa (Portugal de Lés-a-és), a realizar de 9 a 12 de junho.  Os cerca de 2 mil participantes da atividade chegam a Felgueiras, no dia 8 de junho, e permanecerão no concelho até ao dia 10 de junho, de onde partirão com destino a Lagos. A proposta para o apoio ao evento foi apresentada na última reunião de Câmara e foi deliberado atribuir, à FELROAD Associação - 21.º Portugal de Lés-a-Lés 2019, um subsídio no valor de 34.545,00 euros e isentá-la de taxas, para a realização desta atividade.
A Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras acolheu o concurso de ideias, uma iniciativa inserida no Programa de Sensibilização e Apoio ao Empreendedorismo Jovem. A atividade proporcionou a dezenas de alunos a oportunidade de apresentar produtos e serviços originais e de valor.  O Programa de Sensibilização e Apoio ao Empreendedorismo Jovem, direcionado aos alunos do 12.º ano do ensino profissional, da área de abrangência do Tâmega e Sousa, consiste num projeto de empreendedorismo diferenciador. 
O Município de Felgueiras efetivou a teleassistência gratuita a 25 pessoas idosas do concelho, após projeto-piloto iniciado em junho de 2018.  “Considerando o aumento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, e da população idosa e dependente que vivem em situação de isolamento, pretendeu-se implementar um serviço de teleassistência domiciliária, que permita à população idosa ou em situação de dependência, continuar integrada no seu meio habitual”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca. 
Pág. 1 de 9