All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Câmara Municipal de Castelo de Paiva

Dando continuidade ao processo de implementação e desenvolvimento de um projecto educativo que ultrapassa já as duas décadas e meia de duração, no qual desenvolve actividade cultural e artística a um nível local, mas também a nível nacional e internacional, a Academia de Musica de Castelo de Paiva promove, de 13 a 17 de Abril, a 9ª edição da Academia Ibero-Americana do Clarinete, com a realização de um programa bem recheado de actividades, contemplando cinco concertos no Auditório Municipal e envolvendo professores e alunos vindos do estrangeiro.
O aprazível espaço do Largo de S. Lourenço recebeu, neste fim de semana, a 17ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local de referência, orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.
A autarquia de Castelo de Paiva anunciou, recentemente, um projecto que permite aliar as novas tecnologias à tradição e aos costumes de outrora, possibilitando através dos 'smartphones', que os turistas possam conhecer, de carro ou pé, em quatro rotas organizadas orientadas para os ofícios de outrora, cerca de vinte profissões dos nossos avós, mas que ainda estão vivas no concelho.
No âmbito de uma cerimónia oficial que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, foi inaugurado e aberto ao público, mais um balcão do Espaço do Cidadão no concelho de Castelo de Paiva, desta vez localizado nas instalações da sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, naquela vila. 
Num tempo que se avizinha de folia e de muita animação, o concelho de Castelo de Paiva vai voltar a viver o Carnaval com todo o entusiasmo e alegria, com vários desfiles a sair à rua já na próxima Sexta Feira, ao todo, são mais de 1200 crianças que vão corporizar a festa e  manifestar a sua alegria em iniciativas carnavalescas dinamizadas pelas entidades escolares e que vão contar com o apoio municipal.
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva aprovou, em recente reunião ordinária, o projecto de Regulamento Municipal para a atribuição de incentivos à fixação de médicos de Medicina Geral e Familiar nas Unidades de Saúde de Castelo de Paiva, e que se encontra em período de audiência de interessados, para posterior apresentação e aprovação em Assembleia Municipal.
Atenta às dificuldades económicas de algumas famílias do concelho, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva voltou a atribuir este ano 18 bolsas de estudo, contemplando jovens que frequentam o ensino superior e que são naturais e residentes em Castelo de Paiva, concretizando a entrega das bolsas aos alunos distinguidos, numa cerimónia realizada na manhã do passado Sábado, nos Paços do Concelho, onde o presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, voltou a destacar a vontade de premiar os mais necessitados e os melhores alunos, como forma de estímulo e incentivo para o sucesso académico, tendo em vista a preparação e a futura entrada no mercado do trabalho. 
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado da vereadora do Pelouro da Saúde, Paula Melo, participou hoje na Grande Conferência “The Future of Healthcare”, que celebra o 10º Aniversário da criação do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e o 20º Aniversário da abertura do Hospital de S. Sebastião, localizado na cidade da Feira. Depois da Sessão de Abertura, um breve momento foi dedicado aos representantes dos municípios que estão na área de influência do CHEDV, tendo o autarca de Castelo de Paiva destacado, na sua mensagem de felicitação, a importância e oportunidade da iniciativa, bem como relevado o interesse para esta região do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, que juntou numa instituição única, as unidades hospitalares de Santa Maria da Feira, de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis.
O presidente honorário do Conselho de Administração do Banco BPI, Artur Santos Silva, que esteve acompanhado do administrador José Pena do Amaral, de Rafael Chueca, director territorial da Fundação “ La Caixa “, de Barcelona, e Ana Feijó, também do BPI, estiveram ontem de visita à Academia de Musica de Castelo de Paiva, ocasião única para conhecer a dinâmica e grandeza desta instituição paivense, dedicado ao ensino especializado, e discutir as formas e a possibilidade de patrocínio de grandes iniciativas como a Academia Ibero-americana de Clarinete e a Bienal de Cultura, agendadas para este ano. 
A empresa BRADCO procedeu recentemente à entrega formal nos serviços da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, do Projecto de Arquitectura da sua nova unidade industrial, que vai ficar instalada na Zona Industrial de Felgueiras, em Sobrado.