Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

Cooperativa cultural apresenta documentário sobre código secreto dos trolhas e pedreiros de Penafiel e convida comunidade para uma visita ao imenso património literário do território. A cooperativa cultural cultural “Bairro dos Livros está de volta ao Festival Literário Escritaria com a apresentação do documentário “Escrita pela pedra”, com leituras de Aurelino Costa, e o lançamento do “Mapa dos Livros. Guia Literário de Penafiel”, com apresentação de Adelaide Galhardo e Germano Silva. 
Projecto permitirá promover o concelho durante meses. A próxima novela do canal de televisão SIC, produzida pela SP Televisão, tem Penafiel como cenário e ponto central da história. O território de Penafiel e o seu património estarão presentes no desenrolar da história de toda a novela, que será depois exibida em horário nobre no canal generalista SIC. As personagens e os décors passarão por Penafiel, que este ano comemora 250 anos de elevação
No âmbito do Dia do Animal, a Câmara Municipal, através do seu Centro de Recolha Oficial de Animais de Penafiel (CROP), está a promover uma exposição fotográfica alusiva aos animais do CROP.  Esta exposição, com fotografias da autoria de Suzana Vieira, colaboradora do CROP, estará patente nas ruas da cidade até ao dia 18 de Outubro, e procuram demonstrar o cuidado e o trabalho prestado em prol do bem-estar animal. 
Projeto pretende cativar os mais novos para o mundo literário.  O projeto cultural “Histórias Mágicas” está confirmado no festival literário Escritaria, com uma 2ª edição com duas sessões com contadores de histórias direcionados para as famílias. O “Histórias Mágicas” tem como objetivo promover a narração e representação de histórias. Esta 2ª edição aproxima o público mais jovem, procurando cativar os mais novos para o mundo literário do Escritaria.
A Câmara Municipal de Penafiel foi reconhecida, hoje, dia internacional do idoso, pela Ordem dos psicólogos com a atribuição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, em função das políticas municipais, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida. 
Iniciativa vai realizar-se no Pavilhão Municipal de Rio Moinhos e vai envolver cerca de 40 jogadores. A partir do próximo sábado (dia 22) e até ao próximo dia 28 de agosto, o Pavilhão Municipal de Rio Moinhos vai ser palco do Campeonato Nacional por Equipas da 1ª Divisão de Xadrez - uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez, que conta com o apoio do Município de Penafiel. 
O Município de Penafiel congratula-se por acolher mais uma nova Licenciatura em Educação Social, do ISCE Douro (Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro), formação superior que estará disponível já a partir do próximo ano letivo e que surge ajustada às necessidades atuais e aos novos desafios do setor social.
O Concelho de Penafiel chegou à final regional do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular®” na categoria “Rituais e Costumes” com os Bailes do Corpo de Deus – Cavalhada. Os Bailes do Corpo de Deus vão a concurso na categoria “Rituais e Costumes”. No final da Primavera, Penafiel alegra-se para preparar a sua grande festa - o Corpo de Deus. A festa começa sempre na véspera do feriado do Corpo de Deus. De realçar a Cavalhada, desfile composto por uma charrete puxada por uma parelha de cavalos, que transporta a “figura da cidade” que se dirige para a Praça de Município e dos singulares bailes das diversas profissões que no passado marcaram a história e a vida das gentes de Penafiel. 
Instalação do Juízo de Instrução Criminal já foi publicada em Diário da República.  A partir do próximo dia 1 de setembro, o concelho de Penafiel conta com mais uma valência na área da Justiça, neste caso o Juízo de Instrução Criminal, que se junta às demais valências já existentes na sede do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este.  A portaria n.º 132/2020 publicada em Diário da Republica de 28 de maio, determina que o Juízo de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este, é instalado em Penafiel a partir do dia 1 de setembro de 2020.
Depois de ter lançado um conjunto de 25 medidas de apoio às famílias e de resposta ao Impacto do COVID – 19 na Economia Local, o Município de Penafiel apela ao governo para que ajude com a implementação de 4 outras medidas que se revestem de grande importância. Por se tratar de matéria da competência do Governo de Portugal, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, escreveu ao Primeiro Ministro, Antonio Costa, a apelar à implementação de medidas de forma a que Autarquia e a Administração Central possam dar uma resposta, ainda mais completa, aos Penafidelenses nestes tempos difíceis. 
Pág. 1 de 20