Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

Iniciativa vai realizar-se no Pavilhão Municipal de Rio Moinhos e vai envolver cerca de 40 jogadores. A partir do próximo sábado (dia 22) e até ao próximo dia 28 de agosto, o Pavilhão Municipal de Rio Moinhos vai ser palco do Campeonato Nacional por Equipas da 1ª Divisão de Xadrez - uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez, que conta com o apoio do Município de Penafiel. 
O Município de Penafiel congratula-se por acolher mais uma nova Licenciatura em Educação Social, do ISCE Douro (Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro), formação superior que estará disponível já a partir do próximo ano letivo e que surge ajustada às necessidades atuais e aos novos desafios do setor social.
O Concelho de Penafiel chegou à final regional do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular®” na categoria “Rituais e Costumes” com os Bailes do Corpo de Deus – Cavalhada. Os Bailes do Corpo de Deus vão a concurso na categoria “Rituais e Costumes”. No final da Primavera, Penafiel alegra-se para preparar a sua grande festa - o Corpo de Deus. A festa começa sempre na véspera do feriado do Corpo de Deus. De realçar a Cavalhada, desfile composto por uma charrete puxada por uma parelha de cavalos, que transporta a “figura da cidade” que se dirige para a Praça de Município e dos singulares bailes das diversas profissões que no passado marcaram a história e a vida das gentes de Penafiel. 
Instalação do Juízo de Instrução Criminal já foi publicada em Diário da República.  A partir do próximo dia 1 de setembro, o concelho de Penafiel conta com mais uma valência na área da Justiça, neste caso o Juízo de Instrução Criminal, que se junta às demais valências já existentes na sede do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este.  A portaria n.º 132/2020 publicada em Diário da Republica de 28 de maio, determina que o Juízo de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este, é instalado em Penafiel a partir do dia 1 de setembro de 2020.
Depois de ter lançado um conjunto de 25 medidas de apoio às famílias e de resposta ao Impacto do COVID – 19 na Economia Local, o Município de Penafiel apela ao governo para que ajude com a implementação de 4 outras medidas que se revestem de grande importância. Por se tratar de matéria da competência do Governo de Portugal, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, escreveu ao Primeiro Ministro, Antonio Costa, a apelar à implementação de medidas de forma a que Autarquia e a Administração Central possam dar uma resposta, ainda mais completa, aos Penafidelenses nestes tempos difíceis. 
Consequência da pandemia do covid-19, as Endoenças - conhecidas como um evento secular de turismo religioso ímpar, que, todos os anos, na véspera da sexta-feira santa, ilumina as margens dos rios Tâmega e Douro com milhares de tigelinhas – não se vão realizar, tal como as conhecemos, uma vez que é, nesta altura, impossível reunir milhares de pessoas. No entanto, a fim de manter a tradição, mas também para enviar uma mensagem de fé, esperança e união, o Município de Penafiel, 
Centro vai cobrir os Concelhos Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva.  Entra em funcionamento este sábado, o Centro de Rastreios do COVID 19 que se destina ao ACES Vale do Sousa Sul, que engloba os concelhos de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel. O Centro irá funcionar no
Prepara-se já também medidas para pós-covid de relançamento da economia local. Chama-se Plano Municipal “Juntos Vamos Vencer” de apoio às Famílias e de Resposta ao Impacto do COVID – 19 na Economia Local. São 25 medidas imediatas, mas outras estão já a ser também estudadas a pensar no pós Covid-19 e na necessidade do relançamento da economia em sectores estratégicos, particularmente fustigados com esta pandemia, como é o caso do turismo (hotelaria e restauração) e do comércio local.  
Comunicado COVID19 nº4 - 13/03/2020 - 11h00.  Atendendo aos últimos desenvolvimentos sobre a situação do COVID-19 em Portugal, a Câmara Municipal de Penafiel apela a todos os Penafidelenses:
Comunicado COVID19 nº2 - 10/03/2020 - 09h30 . Suspensão de actividades desportivas para idosos e alguns eventos regionais. Decisão de encerrar escolas ou outros equipamentos é da competência das autoridades de Saúde Pública
Até ao momento não há recomendações nesse sentido.  Todas as decisões relacionadas com encerramento de escolas ou outros equipamentos é da estrita competência das autoridades de Saúde Pública e do Ministério da Educação, não tendo, até ao momento, o Município recebido qualquer informação ou indicação nesse sentido. 
Pág. 1 de 20