All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

O Município de Penafiel vai comemorar, nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho, os 500 anos do Foral de Penafiel.   No primeiro dia (sexta feira), o auditório do Museu Municipal de Penafiel, vai acolher, pelas 21h30, a conferência “Os Forais de Penafiel e do Termo do Porto”, seguida por um momento musical, a declamação de um texto do foral e ainda a exposição dos forais de Penafiel.
A Câmara Municipal de Penafiel vai apresentar, no próximo dia 17 de maio, às 15h30, a campanha “Pirilampo Mágico 2019”.  A cerimónia vai acontecer no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.  A Campanha Pirilampo Mágico é uma iniciativa solidária de âmbito nacional, iniciada em 1987, e que pretende alertar a sociedade portuguesa para a situação das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e para o trabalho desenvolvido pelas organizações que as apoiam.
Estão abertas, até ao próximo dia 15, as inscrições para o 5.º Simpósio Internacional de Arqueologia Virtual, que terá lugar no dia 18 de maio, no Museu Municipal de Penafiel. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, confirmação e limitada aos lugares disponíveis. Descarregue o Programa e a Ficha de Inscrição LINK
Iniciação à robótica, Teatro, Escrita Criativa, Jogos de matemática, Rádio na Escola, Parceria com Universidade do Porto e workshops para os pais são algumas das medidas. Combater o insucesso escolar e simultaneamente criar condições para uma maior e melhor aprendizagem é o objectivo do município de Penafiel que através do pelouro da educação está avançar de forma conjugada com medidas inovadoras.  O plano de actuação está direccionado para milhares de alunos dos vários ciclos de ensino e cruza a informática, literatura e a matemática, privilegiando também jogos específicos e o envolvimento dos pais. 
Mais de 80 pilotos de todo o mundo vão disputar Campeonato de Europa na Marina de Entre-os-Rios. Pelo terceiro ano consecutivo, de 3 a 5 de maio, a Marina de Entre-os-Rios, em Eja, Penafiel, vai acolher o Campeonato da Europa de Aquabike.
Penafiel marca o arranque do Campeonato Europeu da modalidade, com a participação de mais de 80 pilotos de 20 nacionalidades que irão disputar a prova no circuito marcado nas águas do Douto e do Tâmega.
Nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio, Penafiel recebe a 10ª edição do evento “Flores & Sabores”, organizado pela Associação Empresarial de Penafiel, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel.  A iniciativa, que reúne mostras de sabores, de artesanato e exposições de carros de bombeiros, vai decorrer na Praça da República (Jardim do Namorados), das 10h00 às 24h00. Além disso, o Museu Municipal de Penafiel vai acolher uma exposição de bonsai. 
Os Municípios de Penafiel e Marco de Canaveses assinalam, no próximo dia 18 de abril, quinta-feira Santa, a habitual Celebração das Endoenças. As comemorações têm inicio marcado para as 20h30, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor. Uma hora mais tarde, realiza-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o "Sermão do Encontro" entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores. Esta Procissão é acompanhada por "Barcos de Fogo" junto ao rio.
Sessões vão acontecer em 5 freguesias do concelho de Penafiel: As juntas de freguesias de Abragão (dia 30 de abril), Paço de Sousa (23 de abril), Penafiel (2 de maio), Rio de Moinhos (17 de abril) e Termas de S. Vicente (7 de maio) vão receber sessões para esclarecer dúvidas existentes relativamente à revisão do PDM. Mais informação AQUI
Cinemax projecta “Caravaggio – A alma e o sangue” (19h30) e “Moglie e Marito” (21h30) no dia 13 e “Il Postino - O carteiro de Pablo Neruda” (21h30) no dia 14. Penafiel vai receber a 12ª Festa do Cinema Italiano, nos dias 13 e 14 de abril, programação que inclui mais de 50 filmes, numa retrospetiva completa do realizador Nanni Moretti, concertos e momentos musicais e gastronómicos. 
O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, congratula-se com o pedido de reunião por parte do Presidente da CIM-TS com o novo ministro das infra-estruturas, para abordar a questão do IC-35,  algo que há muito é desejado.  Esta notícia é um novo passo, depois do anterior ministro nunca ter mostrado qualquer disponibilidade para visitar o território, e inteirar-se presencialmente dos constrangimentos da Estrada Nacional 106, e da absoluta urgência para construir o IC-35.