Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

Depois de ter lançado um conjunto de 25 medidas de apoio às famílias e de resposta ao Impacto do COVID – 19 na Economia Local, o Município de Penafiel apela ao governo para que ajude com a implementação de 4 outras medidas que se revestem de grande importância. Por se tratar de matéria da competência do Governo de Portugal, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, escreveu ao Primeiro Ministro, Antonio Costa, a apelar à implementação de medidas de forma a que Autarquia e a Administração Central possam dar uma resposta, ainda mais completa, aos Penafidelenses nestes tempos difíceis. 
Consequência da pandemia do covid-19, as Endoenças - conhecidas como um evento secular de turismo religioso ímpar, que, todos os anos, na véspera da sexta-feira santa, ilumina as margens dos rios Tâmega e Douro com milhares de tigelinhas – não se vão realizar, tal como as conhecemos, uma vez que é, nesta altura, impossível reunir milhares de pessoas. No entanto, a fim de manter a tradição, mas também para enviar uma mensagem de fé, esperança e união, o Município de Penafiel, 
Centro vai cobrir os Concelhos Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva.  Entra em funcionamento este sábado, o Centro de Rastreios do COVID 19 que se destina ao ACES Vale do Sousa Sul, que engloba os concelhos de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel. O Centro irá funcionar no
Prepara-se já também medidas para pós-covid de relançamento da economia local. Chama-se Plano Municipal “Juntos Vamos Vencer” de apoio às Famílias e de Resposta ao Impacto do COVID – 19 na Economia Local. São 25 medidas imediatas, mas outras estão já a ser também estudadas a pensar no pós Covid-19 e na necessidade do relançamento da economia em sectores estratégicos, particularmente fustigados com esta pandemia, como é o caso do turismo (hotelaria e restauração) e do comércio local.  
Comunicado COVID19 nº4 - 13/03/2020 - 11h00.  Atendendo aos últimos desenvolvimentos sobre a situação do COVID-19 em Portugal, a Câmara Municipal de Penafiel apela a todos os Penafidelenses:
Comunicado COVID19 nº2 - 10/03/2020 - 09h30 . Suspensão de actividades desportivas para idosos e alguns eventos regionais. Decisão de encerrar escolas ou outros equipamentos é da competência das autoridades de Saúde Pública
Até ao momento não há recomendações nesse sentido.  Todas as decisões relacionadas com encerramento de escolas ou outros equipamentos é da estrita competência das autoridades de Saúde Pública e do Ministério da Educação, não tendo, até ao momento, o Município recebido qualquer informação ou indicação nesse sentido. 
Penafiel não tem, até ao momento, quaisquer informações preocupantes no seu território.  Autarquia está a trabalhar com autoridades de Saúde, Escolas, Bombeiros e GNR. O Município de Penafiel não tem, até ao momento, quaisquer informações preocupantes sobre o COVID-19, no seu território. A autarquia encontra-se a seguir o plano de contingência, criado para o efeito, estando, neste momento, apenas na fase de prevenção, podendo vir a adoptar outras medidas de actuação se tal se vier a justificar.
Apresentação do livro "À descoberta de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto" de Maria José Ferreira Gomes e Adelaide Galhardo, iliustrado por Francisco Fonseca.
Dia 4 de Março, 14h30, BIblioteca Municipal de Penafiel
Março vai ser vivido de forma especial em Penafiel, pois é o mês em que a Cidade completa 250 anos de história. Em 1770, ao 3º dia de março, a vila de Arrifana de Sousa foi elevada a Cidade de Penafiel pela mão do Rei D. José I, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, assim, uma das cidades mais antigas do país.
Convidámo-lo a estar presente, no próximo dia 21 de Fevereiro (sexta-feira), na cidade de Penafiel, para o habitual desfile de Carnaval das crianças dos jardins de infância e EB1 do concelho de Penafiel. O cortejo escolar sairá do Largo Conde Torres Novas (Campo da Feira) pelas 10h00, seguindo pela Avenida Egas Moniz, Avenida Sacadura Cabral, Praça Municipal,
Pág. 1 de 19