Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara de Paços de Ferreira

COMUNICADO da CÂMARA MUNICIPAL DE PAÇOS DE FERREIRS
COVID 19
 
Apesar de, até este momento, não existirem casos confirmados de COVID-19 em cidadãos do concelho de Paços de Ferreira, mas dada a nossa proximidade geográfica aos concelhos de Lousada e Felgueiras (onde foram detetados casos positivos), e na sequência das medidas decretadas pela Direcção-Geral da Saúde, o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, decretou, esta segunda-feira, o seguinte:
I - Encerramento dos seguintes edifícios municipais, exceto o edifício da Câmara Municipal: Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira; Casa da Cultura de Freamunde; Museu Municipal-Museu do Móvel; Museu Arqueológico e Centro Interpretativo da Citânia de Sanfins; Piscinas Municipais de Paços de Ferreira e Freamunde; Pavilhões desportivos do concelho e Mercado Municipal;
II - Os serviços da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que se manterão em aberto e em funcionamento, devem ser procurados pelos Munícipes apenas para situações urgentes, devendo-se privilegiar o contacto via telefone (255 860 700) ou e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
III - Suspensão de todas as feiras e mercados;
IV - Suspensão de todos os eventos organizados e promovidos pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Estas medidas vigorarão, pelo menos, até ao final do mês de março do corrente ano.
Relativamente às escolas do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira diligenciou, hoje, junto dos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de serem adotadas medidas preventivas por parte destas entidades.
O Presidente da Câmara remeteu, esta segunda-feira, aos respetivos ministérios, um ofício solicitando a interrupção imediata das aulas, antecipando-se desta forma o período de férias da Páscoa.
Esta medida resulta do facto de existirem nas nossas escolas muitos alunos e professores provenientes de Lousada e Felgueiras, concelhos onde foram encerrados os respetivos estabelecimentos de ensino.
Apelamos para que os Munícipes sigam rigorosamente todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde.
Apelamos ainda a todas Associações Desportivas, Culturais e Recreativas do nosso Concelho, às Instituições Particulares de Solidariedade Social, Paróquias, entre outras, no sentido de tomarem medidas idênticas às decididas hoje pela Câmara Municipal.
O Município de Paços de Ferreira continuará em permanente contacto e estreita colaboração com as entidades competentes, nomeadamente ACeS Tamega III - Vale do Sousa Norte e Direção-Geral da Saúde, sendo que eventuais alterações ou medidas adicionais, que venham a ser adotadas em função da evolução da atual situação epidemiológica, serão devidamente comunicadas à população.
Neste momento apela-se a todas as pessoas que adotem e promovam comportamentos serenos e responsáveis, por forma a não colocar em risco a saúde de todos.
 
Paços de Ferreira, 9 de março 2020
Realizou-se, ao início da manhã, na Câmara Municipal, uma reunião com todos os responsáveis dos serviços para conhecimento do Plano de Contingência COVID-19, concluído na passada sexta-feira pelo Município. Informamos a população que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira está a trabalhar, em permanência, no sentido de
A folia não tem idade!  600 idosos participam no Carnaval Sénior de Paços de Ferreira. 21 de fevereiro, sexta-feira, 14h30, no Centro Comercial Ferrara Plaza, em Paços de Ferreira. Participam 600 idosos e 151 crianças e jovens de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Paços de Ferreira.
O Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho presidiu em Paços de Ferreira, à Cerimónia de Abertura Oficial do Ano Municipal das Freguesias. Nesta cerimónia, realizada no passado dia 30 de janeiro, 
No âmbito do Ano Municipal das Freguesias, instituído pelo Executivo Municipal de Paços de Ferreira, realizou-se, nesta terça-feira, a primeira reunião pública do Executivo Municipal na Freguesia de Carvalhosa, no edifício sede da Freguesia de Carvalhosa. É a primeira vez, na história do concelho, que a Câmara promove a reunião do executivo fora dos Paços do Concelho.
 
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira foi distinguida, hoje, em Guimarães, com a Menção Honrosa, atribuída pela AMA (Agência para a Modernização Administrativa), Universidade do Minho e Universidade das Nações Unidas (United Nations UniversitY UNU-EGOV – Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance) na categoria Online, passando a integrar o restrito grupo “TOP Dez do Índice de Presenças na Internet”, das 308 Câmaras Municipais Portuguesas.
Entre 27 de setembro a 3 de novembro decorreu, no nosso concelho, o Festival de Teatro Municipal, evento cultural que envolveu diversos grupos. A forte adesão do público atestou a qualidade dos grupos participantes e reforça a convicção do Executivo Municipal de Paços de Ferreira
Realizou-se ontem uma reunião de trabalho com todas as empresas incubadas na Moveltex, visando a recolha de sugestão de melhoria e net working entre as empresas ali instaladas. À semelhança do que acontece todos os anos, esta reunião visou a apresentação das novas empresas que escolheram a Moveltex para se incubarem. Este evento fomentou ainda a cooperação entre as mais diversas áreas de negócio e o net working.
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, no dia 24 de Outubro de 2019 (quinta-feira), no período compreendido entre as 10H00 e as 16H00, na Praça da República – Paços de Ferreira, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Paços de Ferreira para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.
A II Semana da Juventude decorreu entre 7 a 13 de outubro e teve como objetivo promover a participação ativa dos jovens do concelho, proporcionando-lhes experiências lúdicas, didáticas, formativas e inovadoras. Com uma programação diversificada, esta iniciativa pretendeu “dar voz” aos jovens pacenses, incentivando o seu envolvimento nas questões da juventude, do associativismo jovem, do empreendedorismo social, do voluntariado ativo, da educação para a saúde, da educação ambiental e da cidadania.