Noticiário Institucional (735)

O Município de Penafiel congratula-se por acolher mais uma nova Licenciatura em Educação Social, do ISCE Douro (Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro), formação superior que estará disponível já a partir do próximo ano letivo e que surge ajustada às necessidades atuais e aos novos desafios do setor social.
O Concelho de Penafiel chegou à final regional do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular®” na categoria “Rituais e Costumes” com os Bailes do Corpo de Deus – Cavalhada. Os Bailes do Corpo de Deus vão a concurso na categoria “Rituais e Costumes”. No final da Primavera, Penafiel alegra-se para preparar a sua grande festa - o Corpo de Deus. A festa começa sempre na véspera do feriado do Corpo de Deus. De realçar a Cavalhada, desfile composto por uma charrete puxada por uma parelha de cavalos, que transporta a “figura da cidade” que se dirige para a Praça de Município e dos singulares bailes das diversas profissões que no passado marcaram a história e a vida das gentes de Penafiel. 
A segunda Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) iniciou hoje, dia 1, a sua atividade. Constituída por 15 elementos, esta equipa terá como principal missão o desenvolvimento de ações de silvicultura preventiva, principalmente na manutenção e instalação de rede primária de defesa da floresta contra incêndios, de consolidação pós-fogo e de estabilização de emergência e apoio ao combate a incêndios rurais, reforçando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos outros 15 da primeira brigada.
Tendo em conta o aumento de pessoas em situação de desemprego e lay off, o Presidente da Câmara, Nuno Fonseca, solicita ao IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e ao CFPIC (Centro Formação Profissional de Industria do Calçado), com instalações no nosso concelho, que apesar do momento menos bom, se aproveite o mesmo para promover programas de formação, para valorização e qualificação de pessoas em situação mais vulnerável de empregabilidade. O edil afirma “que nas adversidades devemos procurar sempre uma janela de oportunidade” reforçando que os Felgueirenses sempre tiveram uma enorme capacidade e de superação.
 
 
Instalação do Juízo de Instrução Criminal já foi publicada em Diário da República.  A partir do próximo dia 1 de setembro, o concelho de Penafiel conta com mais uma valência na área da Justiça, neste caso o Juízo de Instrução Criminal, que se junta às demais valências já existentes na sede do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este.  A portaria n.º 132/2020 publicada em Diário da Republica de 28 de maio, determina que o Juízo de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este, é instalado em Penafiel a partir do dia 1 de setembro de 2020.