×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 288
25 fevereiro

Penafiel vai comemorar o 246.º Aniversário da Elevação a Cidade

Escrito por 

O Município de Penafiel vai assinalar, no próximo dia 3 de março, o 246.º aniversário da elevação a cidade. Segundo reza a história, foi a 3 de março de 1770 que D. José I, com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal e consequentemente deu à vila o estatuto de cidade.

Do programa, que se prolonga durante todo o mês, decorrem várias atividades enquadradas nas comemorações de elevação a cidade, este ano, com a temática centrada na Educação.

No dia de aniversário, dia 3, às 9h00, será hasteada a bandeira da Cidade, na Câmara Municipal de Penafiel com uma salva de morteiros.

Por volta das 12h00 decorrerá uma missa em honra dos autarcas e funcionários municipais já falecidos, no Santuário da Nossa Senhora da Piedade, mais conhecido por Igreja do Sameiro.

Na parte da tarde, às 15h00, vai decorrer a Sessão Solene do 246.º Aniversário da elevação de Penafiel a cidade, no Museu Municipal de Penafiel, onde serão atribuídas as Medalhas Honoríficas a personalidades de prestígio a nível do concelho.

Terminada a Sessão Solene, vai decorrer no EP Estúdio Café, o programa “Curtas PROMOVIE – EP Estúdio Café”, com sessões marcadas às 16h00 e às 21h30. Esta iniciativa vai apresentar as cinco curtas-metragens a concurso, a saber: “Sábado” de Maria João da Rocha Moura; “João Não” de Cláudia Manuela Faria Carvalho; “O cavalo Branco” de Rui Miguel Teixeira Silva, Germano Silva Sousa e Eliseu de Jesus Calheiros Barbosa; “Uma Viagem por Penafiel” de Joana Dias Bandeira Aguiar, Maria Francisca Pereira Leite de Meireles, Nísia Sofia Borges Coelho e por último “Reditum” de Luís Alexandre Igreja Guimarães e Ana Miguel Rodrigues Mendes.

Já no dia 13 de março, às 15h00, o Município de Penafiel vai celebrar o Dia Municipal do Bombeiro, com um desfile apeado e monitorizado, entre o Campo Conde de Torres Novas (Campo da Feira) e a Praça do Município, que conta com a participação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, de Entre-os-Rios e de Paço de Sousa.