17 julho

PAREDES - PADRE VITORINO DE CASTELÕES DE CEPEDA NOMEADO BISPO AUXILIAR DA DIOCESE DO PORTO

Escrito por 
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 17 de julho, o pároco de Paredes, Vitorino Soares (foto DR)  para o episcopado da diocese do Porto, tornando-se Bispo Auxiliar da Diocese do Porto. D. Vitorino Soares respirou fundo quando soube que o Papa Francisco o tinha nomeado para bispo auxiliar do Porto. A sua “primeira reação foi de perplexidade” – assinala em entrevista à VP. “Pensei se aquilo que estava a ouvir era verdade, e a primeira reação era, sinceramente, dizer que não” – afirma.
Passado este momento de surpresa, o pároco de castelões de Cepeda e Madalena, em Paredes, fez do momento fisiológico da respiração uma oportunidade para pensar e aceitar “este dom que o Papa Francisco nos faz a todos nós” – explica D. Vitorino Soares – porque, nas suas palavras, este não é uma nomeação para si, mas para servir a diocese.
 
O pároco de Paredes "É com alegria, mas com sentido de responsabilidade, que partilho o convite que o Santo Padre, o Papa Francisco me fez: ser Bispo Auxiliar da Diocese do Porto. Senti-me muito pequenino, sustive a respiração e recuei no tempo 34 anos aquando da minha ordenação sacerdotal. É o mesmo Senhor Jesus Cristo que através da Igreja me concede este dom e coloca em minhas frágeis mãos este desafio..." escreve na pagina da Diocese do Porto o novo Bispo Auxiliar.
 
"Este dom e este desafio, não são só meus, por isso, também os partilho com toda a Diocese do Porto e agradeço ao Papa Francisco este gesto de confiança. Deus com o Seu Espírito me fortaleça neste novo serviço e me ajude a corresponder com as minhas pobres limitações.  Em primeiro lugar manifesto a minha fidelidade, cooperação e solicitude ao nosso Bipo D. Manuel Linda, com quem continuarei a trabalhar, agora não como humilde pároco, mas como humilde irmão no episcopado. Aos dois Bispos Auxiliares, D. Pio e D. Armando, espero que me acolham como irmão menor e que com tolerância me ajudem a aprender a caminhar como Bispo, são os meus primeiros passos", refere o Bispo na página da diocese do Porto.