All for Joomla All for Webmasters
29 maio

PAÇOS DE FERREIRA - FESTA DA ÁGUA ANIMOU MAIS DE 400 CRIANÇAS

Escrito por 
A Águas de Paços de Ferreira realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a Festa da Água. Mais de 400 crianças passaram, este sábado, 25 de maio, pelo Parque da Cidade de Paços de Ferreira. Foi uma tarde recheada de alegria, diversão, brincadeiras e muita água, com vários insufláveis, parede de escalada, slide, trampolim, pinturas faciais, palhaços, pipocas, algodão doce e muito mais. O arranque da Festa aconteceu pelas 15h00 com a cerimónia de homenagem e de entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Poesia «Falar de Água com Amor» e do Concurso de Desenhos do Ciclo Natural e Urbano da Água da Ação Letiva «Água Segura». O momento contou ainda com a atuação da aluna vencedora do concurso do ano passado, Inês Bastos Nunes.
 
“Mais uma vez, a Festa da Água superou as expectativas. Mais de 400 crianças participaram na festa e mais de 500 alunos participaram nos nossos projetos educativos: o Concurso de Poesia «Falar de Água com Amor» e a Ação Letiva «Água Segura» - destacou Arminda Silva, Diretora-geral da Águas de Paços de Ferreira. “É um orgulho enorme, é uma alegria verificar que as crianças, os encarregados de educação, as escolas, os professores, abraçam estes projetos com entusiasmo e carinho”, sublinhou ainda.
 
Além da entrega de prémios aos vencedores foi ainda prestada homenagem/agradecimento aos elementos do júri do Concurso de Poesia «Falar de Água com Amor» que tiveram que analisar mais de 300 poemas este ano e que estão com o projeto desde o início, desde 2015: a professora Manuela Bentes, a professora Anabela Bastos e o arquiteto Sílvio Silva.
 
ENTREGA DE PRÉMIOS AOS VENCEDORES… 
DO CONCURSO DE POESIA “FALAR DE ÁGUA COM AMOR”
Após a análise de cerca de 300 poemas de alunos do 3º e 4º ano, do Ensino Básico, o Júri do concurso de poesia «Falar de Água com Amor», promovido pela Águas de Paços de Ferreira, selecionou os trabalhos vencedores. O poema “Cantiga de Amor” de autoria de Gabriel Teixeira Luís, do 4º ano, do Colégio Marca D’Água foi o grande vencedor e ganhou um tablet. O segundo lugar foi atribuído a Gustavo Coelho Sousa, da Escola Básica Nº 1 de Seroa, que recebeu um smartwatch. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Duarte Mendes Pinto, do Colégio Marca D’Água e Pedro Nuno de Seabra Mendes, do Colégio Marca D’Água. A escola do aluno vencedor foi igualmente premiada com o projetor de imagem e vídeo. 
 
E DO PROJETO ‘ÁGUA SEGURA’ 
O projeto educativo ‘Água Segura’ visa sensibilizar os alunos do 3º e 4º anos e encarregados de educação para a importância do consumo de água com qualidade na promoção da Saúde. O projeto consiste na realização de aulas teóricas e práticas sobre o tema da Água, desde a importância para o homem e todos os seres vivos, a origem e o ciclo natural que é responsável pela renovação de água doce, até aos problemas que afetam a humanidade, como a excessiva utilização e poluição das águas, que impõem a utilização racional da água e a instalação de sistemas públicos de tratamento e de distribuição de água e de recolha e de tratamento de águas residuais, assegurando assim o abastecimento de água potável à população e contribuindo para a despoluição das reservas de água. Durante a Festa da Água foram entregues os prémios dos vencedores do concurso de desenho do Projeto ‘Água Segura’. Todos os vencedores receberam um Bilhete Família do SeaLife. São eles:
 
Do Agrupamento de Escolas de Eiriz: Francisca Martins Santos, do Centro Escolar de Eiriz; Leonor Filipa dos Santos Carneiro, do Centro Escolar da Carvalhosa; e Beatriz Martins Gomes, do Centro Escolar da Carvalhosa.
Do Agrupamento de Escolas de Frazão: Ana Cláudia Pinto Pacheco, do Centro Escolar de Arreigada; Ana Carolina da Silva Leal Neto, do Centro Escolar de Frazão; e Alice Gabriel Freitas Meireles, do Centro Escolar de Frazão.
Do Agrupamento de Escolas de Freamunde: Rodrigo Ribeiro Teixeira, do Centro Escolar de Raimonda; Rodrigo Brito, do Centro Escolar de Raimonda; e Helena Isabel Neto da Silva, do Centro Escolar de Raimonda.
Os vencedores dos Colégios Nova Encosta e Marca D’Água foram: Beatriz Monteiro, do Colégio Nova Encosta; Tiago Moreira, do Colégio Nova Encosta; e Lucas Nunes Pontes, do Colégio Marca D’Água.
 
Todos os participantes receberam um certificado, uma garrafa reutilizável e uma t-shirt.