29 abril

FELGUEIRAS - CONVERSAS DA TERRA

Escrito por 
Dia: 17 de maio -  Horário: 21h - Local: Espaço Bem da Terra (Vila Verde – Felgueiras). No mês em que se comemora o 112º aniversário do nascimento de Rachel Carson, a CONVERSA DA TERRA é dedicada a sua obra PRIMAVERA SILENCIOSA, a obra que dá Voz à Primavera e fala de um tema até hoje muito preocupante e devastador, o uso de pesticidas e as suas consequências na natureza e no ser humano. Uma obra muito atual e muito pouco divulgada. 
Pretende-se com esta conversa informar e alertar as pessoas para os verdadeiros efeitos dos pesticidas, como eles se têm generalizado ao longo dos tempos e como o seu uso irracional tem consequências devastadoras para o ser humano. É ainda objetivo da conversa dar alternativas para o controle das pragas e divulgar projetos agrícolas bem-sucedidos que não usam pesticidas de forma a inspirar as pessoas para a mudança de comportamentos na agricultora e inspirar os autarcas para a manutenção dos caminhos e espaços públicos sem herbicidas.
 
Como diz Rachel Carson “Encontramo-nos, no pronto em que duas estradas divergem. Todavia, ao contrário das estradas do familiar poema de Robert Frost, elas não são igualmente boas. A estrada pela qual temos estado viajando por tão longo tempo é ilusoriamente fácil, uma superestrada de pavimentação lisa, pela qual avançamos em grande velocidade; mas, na sua extremidade final, o que há é DESASTRE. O outro ramo da estrada – o ramo “menos transitado” – oferece a nossa última, a nossa agora única oportunidade de chegar a um destino que assegure a PRESERVAÇÃO DA NOSSA TERRA. A escolha, afinal de contas, nós, é que temos de fazer…”
 
Como sempre a conversa será acompanhada pelas infusões do Bem da Terra e terá lugar no próximo dia 17 de maio (excecionalmente, esta conversa realiza-se na 3ª Sexta-feira do mês), pelas 21h, nas instalações do antigo infantário de Vila Verde, em Felgueiras. Uma conversa entre amigos/as para dar continuidade à criação de sinergias, a fim de cocriarmos um espaço de encontro por um ambiente mais sustentável.  Entrada livre, mas sujeita a inscrição.  Inscrições: e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..