All for Joomla All for Webmasters

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Empenhada em diminuir a sua pegada ecológica, e com o objetivo de promover a transição para uma economia circular, através da utilização mais eficiente e sustentável dos recursos, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai adotar um conjunto de procedimentos que contribuam para a redução da produção de resíduos. 
“Um momento enriquecedor, uma troca e partilha de experiências, um painel de oradores do melhor que temos no País, que nos dota de conhecimentos mais profundos para a tomada de decisões mais seguras neste âmbito. Uma grande manhã de trabalho, que espero que se repita nas próximas conferências”.  Foi este o balanço que o Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), Armando Mourisco, fez da primeira de um ciclo de quatro conferências subordinado às especificidades jurídicas das entidades intermunicipais e autarquias locais – o Quid Juris, Tâmega e Sousa? –, que decorreu hoje na CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, e que reuniu mais de uma centena de participantes, entre autarcas, dirigentes e técnicos de municípios e de comunidades intermunicipais da região Norte e da Área Metropolitana do Porto. 
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai organizar, durante este ano, um ciclo de conferências subordinado às especificidades jurídicas das entidades intermunicipais e autarquias locais. Designado de Quid Juris, Tâmega e Sousa?, este ciclo, constituído por quatro conferências, terá como foco as mais recentes novidades legislativas aplicáveis a estas entidades.
Terminou hoje oficialmente o III Encontro de Investidores da Diáspora, que decorreu na cidade de Penafiel. A jornada de quatro dias iniciou-se com uma sessão de boas-vindas, na passada quinta-feira, dia 13, no Museu Municipal de Penafiel, seguindo-se dois dias de trabalho no Pavilhão de Feiras e Exposições, e terminando hoje, dia 16, com um programa social, que incluiu uma visita a alguns pontos turísticos do Tâmega e Sousa. 
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) promove, no próximo dia 12, uma conferência subordinada à temática da economia circular nas compras públicas. O evento contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. Intitulada de “Economia circular: a importância dos municípios na transição”, a conferência irá decorrer no Auditório do Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses, entre as 14h00 e as 17h30. Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental, e Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, presidem à abertura da sessão.
Resipel, Carité Calçados, Lda. e Teatromóvel. São estes os vencedores da 3.ª edição do “Concurso TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” na Categoria 1 – Ideias com futuro, na Categoria 2 – Empresa com futuro e na Categoria 3 – Inovação social com futuro, respetivamente. Os prémios foram entregues hoje, dia 30, durante o Fórum para a Competitividade do Tâmega e Sousa – Território e Dinâmica Empreendedora, que decorreu no Auditório Municipal de Cinfães e que contou com a presença de cerca de duas centenas de participantes.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, organizam o III Encontro de Investidores da Diáspora, que se realiza de 13 a 15 de dezembro 2018, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) assinou ontem, dia 21, a Carta Portuguesa para a Diversidade. A cerimónia de assinatura decorreu no âmbito do II Fórum Nacional para a Diversidade, que decorreu na Póvoa de Lanhoso. 
Depois de ter participado no Fórum Gastronómico de Girona em 2017, o Tâmega e Sousa reforça a sua política estratégica de promoção da Região no mercado Espanhol, marcando presença de 11 a 13  de novembro na Gastrónoma 2018 – Feira Profissional de Gastronomia, em Valência.  
O prazo de candidatura à 3.ª edição do Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” foi alargado até ao dia 2 de novembro. Promovido pela Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, o Concurso visa distinguir e apoiar iniciativas sociais, projetos e ideias de negócio inovadores e criativos, que contribuam para o desenvolvimento económico e social da região do Tâmega e Sousa.